terça-feira, 20 de março de 2012

Libertadores poderá ter recorde de seis brasileiros nas oitavas



A Copa Libertadores da América de 2012 já completou metade dos jogos da segunda fase (de grupos). Nesse primeiro turno dos jogos de cada grupo, os clubes brasileiros, com seus fortes e milionários elencos – se comparados aos outros clubes sul-americanos -, seguem muito bem. O Fluminense, com 100% de aproveitamento, é o melhor colocado no geral. Internacional e Flamengo lideram seus grupos, enquanto Santos, Corinthians e Vasco estão na segunda colocação, podendo já assumir a liderança em seus grupos na próxima rodada.

Caso confirmem essas posições, os representantes brasileiros dessa Libertadores poderão estabelecer um novo recorde na competição. Afinal, até hoje, em nenhuma vez seis clubes de um mesmo país avançaram para as oitavas de final. Desde 2000, quando a Conmebol inchou o torneio e passou a dar cinco vagas para brasileiros e argentino e mais três vagas para o restante dos países da da América do Sul mais o México, o máximo que se viu foram cinco clubes de um mesmo país. Em 2006, 2008, 2009, 2010 e 2011, cinco brasileiros ficaram entre os 16 primeiros. Já os argentinos conseguiram apenas uma vez colocar cinco representantes, em 2008.

Caso também os clubes sigam nas mesmas colocações que terminaram essa primeira metade da fase de grupos, os confrontos das oitavas de final colocaria dois brasileiros frente a frente (Flamengo x Santos). Numa hipotética quartas de final, o Corinthians pegaria o Boca Juniors, enquanto Inter e Vasco se enfrentariam em outro jogo. Já o Fluminense esperaria o vencedor de Fla e Santos. Confira:

Escrito por Rodolfo Rodrigues