quinta-feira, 5 de abril de 2012

E se seu clube fosse um piloto de Fórmula 1?

Apaixonado por velocidade e futebol, o colaborador do blog "Rivais do Rio", Tiago Domingos, resolveu associar todos os clubes que disputam a Série A do Brasileirão em 2012 a pilotos de toda história da principal categoria de automobilismo do mundo.

Após um trabalho duro e com várias horas de muito estudo, o jornalista finalizou o resultado e evitou associar o maior ídolo brasileiro da F1, Ayrton Senna, para não ter que lidar com criticas dos torcedores rivais do time que Senna fosse associado.

Veja qual piloto seu time seria se fosse um automobilsta da Fórmula 1:

Atlético Goianiense = Nico Rosberg

Filho de pais mais famosos e vitoriosos (Atlético-MG e Atlético-PR), o Dragão do Cerrado é mero coadjuvante na primeira divisão. Novato, de vez em quando apronta uma contra os grandes.

Atlético Mineiro = Lewis Hamilton

Chegou com tudo, sendo campeão logo de cara. Mas depois, nunca mais repetiu o feito. Dono de uma personalidade forte, tem momentos bestiais e alguns de besta, irritando muito seus apaixonados torcedores.

Bahia = Jody Scheckter

Um campeão fora do eixo da elite do seu esporte. Depois do seu título, um enorme jejum começou para sua região, assim como a seca se instalou na Ferrari após a taça do sul-africano.

Botafogo = Rubens Barrichelo

Na melhor fase da sua vida, foi o segundo melhor de todos. Um posto muito honroso, por sinal, sendo o primeiro quem era. Depois disso, viveu basicamente de brilhos esporádicos e chororô.

Corinthians = Nelson Piquet

Um dos maiores campeões de seu país. Os torcedores brasileiros se dividem entre corintianos (piquetistas) e anti-corintianos (sennistas). Dono de uma auto-suficiência que irrita os rivais, vive mais de suas glórias do que das desgraças adversárias.

Coritiba = Kimi Räikkönen

Vindo de terras geladas, vive de um título único, conquistado de uma forma inesperada. O que aconteceu naquele ano foi realmente uma zebra. Ficou alguns anos de fora e voltou recentemente para provar que ainda tem bala na agulha.

Cruzeiro = Graham Hill

Assim como o piloto inglês, é o único de seu grupo que tem a tríplice coroa (F1, 500 milhas e 24h de Le Mans, no caso de Hill), mas os seus torcedores tiveram que ter muita paciência até finalmente conseguir conquistar seu título no campeonato.

Figueirense = Martin Brundle

Tá aí. Disputa várias edições do campeonato, marca pontos, ameaça um ano ou outro, mas nunca chega nem no G5.

Flamengo = Alain Prost

Outro que tem apoiadores apaixonados e rivais ferrenhos. Dono de um estilo próprio, é um dos maiores de todos os tempos. Assim como o francês, o Fla também tem um título bastante contestado. Mas os dois são conhecidos como Rei do Rio.

Fluminense = Nigel Mansel

O clube é mais "Sir" que o piloto, mas os dois foram campeões em séries diferentes. São marcados pelos altos e baixos e protagonizaram momentos pitorescos do esporte (estourar champagne em virada de mesa, bater a cabeça num viaduto, queda para a terceirona...)

Grêmio = Niki Lauda

Um dos grandes campeões da categoria. Raçudo. Teve um passado vitorioso e sofreu uma grande tragédia. Mais a volta por cima foi épica, retornando com toda força para o hall dos principais clubes.

Internacional = Juan Manuel Fangio

Dois representantes da região dos pampas. Dois dos mais vitoriosos da sua categoria. Maiores campeões do inicio da era moderna de seus campeonatos. Não é atoa que o colorado é considerado o time mais "argentino" do Brasil.

Náutico = Andrea de Cesaris

Muita participação, pouca competência. Uma vez ou outra causa grandes acidentes para os grandes.

Palmeiras = Alberto Ascari

Identificação total com a velha bota e maior representante (fora do país) no seu esporte. Campeão na fase moderna, mas, unificando com a era antiga, ganha mais algumas taças para sua galeria.

Portuguesa = Roberto Pupo Moreno

São dois Supersubs: é o segundo time do coração de todos e é um super-piloto substituto. Vontade é o que não falta para esses dois, mas os resultados são tímidos, muitas vezes por "fatores externos", que estão fora de seu alcance.

Ponte Preta = Eddie Irvine

Tá presente, mas como mero coadjuvante. Já chegou a vislumbrar um título, mas parou no meio do caminho.

Santos = Jim Clark

Considerado por muitos o melhor de todos os tempos. Habilidade, técnica e inteligência são suas marcas. Dono de vários títulos, se notabilizou por apresentar sua "lenda negra" ao mundo, assim como o piloto inglês fez com a Lotus.

São Paulo = Michael Schumacker

Maior campeão da categoria, com vários recordes conquistados. Mas seu estilo mais técnico não agrada a todos. Falta um pouco de carisma. Ganhou diversas taças na seqüência, alguns até por antecipação, tirando o entusiasmo dos torcedores.

Sport = Phill Hill

Primeiro campeão da sua região. Levou seu único titulo contra adversários nitidamente mais qualificados, mas que negaram fogo naquele ano. Antes e depois disso, viveu de figuração e com um único outro brilho.

Vasco = Emerson Fittipaldi

É outro que está na galera dos maiores de todos os tempos. Tem vários títulos, inclusive em séries diferentes. Conhecido também pelo pioneirismo no esporte, abrindo espaço para as novas "classes" e iniciativas.