terça-feira, 10 de abril de 2012

Flamengo pode quebrar marca de 4 anos sem eliminação de clubes brasileiros na fase de grupos da Libertadores

Patrícia Amorim já deu mostras e prova a cada dia que não pode ficar a frente do Flamengo, clube de maior torcida do Brasil. A ex-nadadora se mostra perdida no ambiente conturbado e, as vezes sujo, do clube rubro-negro. Além disso, ela está bem próxima de colocar outra marca negativa em seu currículo como mandatária do time carioca.

Desde 2008 o futebol brasileiro consegue classificar todos os seus clubes à fase de mata-mata da Libertadores. O dado, realizado pelo jornalista Rodolfo Brito, só levou em consideração os clubes dentro da fase de grupos - excluindo a chamada Pré-Libertadores. Em 2007, o então campeão da competição sul-americana, Internacional caiu logo na primeira fase.

Naquela oportunidade, além do Colorado, o Brasil foi representado por São Paulo, Grêmio, Paraná, Santos e o próprio Flamengo. Todos os cinco clubes se classificaram às oitavas-de-final. O Inter, por sua vez, ficou pelo meio do caminho para desespero de sua fanática torcida.

Sucesso e decepção!

De lá para cá, todos os clubes brasileiros que chegaram a fase de grupo, se classificaram para o mata-mata. Nas últimas quatro edições da Libertadores, o Flamengo esteve presente em duas - 2008 e 2010. Mas em 2012 a situação é bem complicada.

Tudo começou no duelo contra o Olímpia-PAR em casa. O Mengão vencia, por 3 a 0, mas conseguiu levar o empate. Não satisfeito, o Flamengo foi ao Equador e perdeu de virada, por 3 a 2, para o Emelec, que tinha chances remotas de classificação.

O tropeço colocou o clube carioca na lanterna do Grupo 2, com apenas cinco pontos. O Flamengo já não depende mais de suas forças. O time do técnico Joel Santana só se classificará com uma vitória sobre o Lanús-ARG na última rodada, além de um empate entre Olímpia e Emelec. Caso o duelo entre paraguaios e equatorianos tenha um vencedor, o Flamengo estará eliminado independente de seu jogo.

Mais "Patrícia Amorim"

Patrícia Amorim, fez um grande esforço para contratar Ronaldinho Gaúcho. Mas a carta na manga virou um grande coringa. O camisa 10 não trouxe investidores ao clube, causou briga entre o Flamengo e um patrocinador, além de não ter rendido o esperado em campo.

Logo depois, ela levou um duro golpe com a saída de Thiago Neves para o rival Fluminense. Naquele episódio, Patrícia Amorim mostrou toda a sua ingenuidade. Ela ainda cedeu a pressão e demitiu Vanderlei Luxemburgo. A escolha do substituto foi ainda pior.

O Flamengo buscou o ultrapassado Joel Santana no Bahia. O clube rubro-negro apostou na retranca, mas sem obter resultados positivos. Não contente, o clube carioca ainda sonha com Adriano, que já cansou de se envolver em confusão, terá que operar novamente e está, visivelmente, acima do peso. Praticamente eliminado da Libertadores, o Flamengo tenta conquistar a Taça Rio para não jogar todo o primeiro semestre no lixo.

Confira os clubes brasileiros classificados para o mata-mata da Libertadores de 2008 até 2011:

2008
Cruzeiro
Flamengo
Santos
São Paulo
Fluminense

2009
Sport
Palmeiras
São Paulo
Cruzeiro
Grêmio

2010
Corinthians
São Paulo
Internacional
Cruzeiro
Flamengo

2011
Grêmio
Fluminense
Santos
Internacional
Cruzeiro

Escrito por Rodolfo Brito