terça-feira, 16 de abril de 2013

Curiosidades da Copa das Confederações, a primeira competição da década esportiva no Brasil

Faltam menos de dois meses para o Brasil receber a primeira das três grandes competições, Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, nesta década. Realizada na segunda quinzena de junho, a Copa das Confederações inaugurará a chamada década esportiva no Brasil.

A competição organizada pela Fifa, que servirá de teste para a Copa do Mundo de 2014, terá a participação de oito seleções e seis cidades-sede, pelo menos até o momento, mas nem sempre foi assim.

A primeira edição do torneio foi disputada em 1992 e sob tutela da Federação de Futebol da Arábia Saudita. Naquela época, a competição era chamada de Copa Rei Fahd. De 1992 até 2005 a competição foi disputada de dois em dois anos. Apenas na terceira edição, em 1997, é que a organização passou para as mãos da Fifa.

O Brasil é país que mais vezes conquistou o troféu do torneio. São três títulos, 1997, 2005 e 2009. A Seleção Brasileira é seguida de perto pela França, que tem dois títulos, 2001 e 2003. Argentina, Dinamarca e México, em 1992, 1995 e 1999, respectivamente, são os outros campeões. Na disputa por Confederações, a CONMEBOL tem quatro títulos, contra três da UEFA e um da CONCACAF.

Nenhuma seleção disputou as oito edições da Copa das Confederações. O Brasil é quem mais participou. Ao todo, a equipe brasileira esteve em seis edições do evento. México e Estados Unidos participaram cinco vezes cada. Arábia Saudita e Japão marcaram presença em quatro ocasiões. Ao todo, 29 seleções já disputaram a Copa das Confederações. Veja no quadro abaixo o ranking geral de pontos das edições do torneio. (Clique na imagem para ampliar)



Pronto, com esse pequeno histórico você já pode se preparar melhor para a Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho com as participações de Brasil, Espanha, Itália, Taiti, Japão, México, Nigéria e Uruguai. Neste ano, apenas o Taiti estreará na competição.

Escrito por Samuel Santos