sexta-feira, 19 de abril de 2013

Futebol Italiano equilibra receitas da TV para tentar fortalecer o campeonato local

Liga Italiana lerá mudanças na próxima temporada (Foto: Reprodução)
O futebol italiano está em crise há alguns anos. O campeonato local, a cada ano, perde o interesse do público. Tradicional rival, em termos de audiência global, dos certames disputados na Inglaterra e na Espanha, o Calcio não conseguiu acompanhar a evolução dessas ligas e ainda perdeu espaço para Bundesliga, o torneio alemão.

Para tentar voltar aos tentos de glória, a organização da Série A, nomeclatura do campeonato italiano, irá estrear a partir da próxima temporada uma nova divisão das cotas de TV, a Lei Melandri.

Para 2013/2014, as cotas serão definidas da seguinte forma: 40% do total será dividido igualmente entre todas as equipes, 30% será repartido de acordo com o desempenho esportivo dos clubes (15% de acordo com as últimas cinco temporadas e os outros 15% pela campanha no último ano), os 30% restantes serão distribuídos pela área de influência da equipe (25% no número de jogos televisionados e 5% de acordo com o tamanho da população da cidade-sede da equipe, quanto maior o município maior a renda).

Dessa forma, a Série A pensa em deixar o campeonato mais competitivo e assim voltar a atrair os olhos do mundo para o futebol praticado na Itália.

Escrito por Samuel Santos