sexta-feira, 19 de abril de 2013

São Paulo foi o clube brasileiro com melhor média de público na fase de grupos da Libertadores

Mais de 50 mil pessoas assistiram a vitória do São Paulo sobre o Atlético Mineiro no Morumbi (Foto: Reprodução)
Encerrada a fase de grupos da Libertadores 2013, a média de público geral dos clubes brasileiros nesta etapa da competição foi de 26.633 torcedores por partida. O São Paulo foi o clube que mais contribuiu para o bom número, o tricolor teve uma média de 37.332 pagantes nos três jogos em que fez como mandante.

De casa nova, o Grêmio foi o segundo brasileiro com melhor média, com registro de 33.750 torcedores por jogo, pouco à frente do Corinthians, com 32.761. O Palmeiras, visto com desconfiança pelos torcedores, colocou um público médio de 23.611 pessoas no Pacaembu.

Com médias inferiores a 20 mil, Atlético-MG e Fluminense têm explicações diferentes para os públicos abaixo do esperado. O clube mineiro, que tem uma média de 18.982 torcedores, manda seus jogos no estádio Independência, com capacidade para apenas 21 mil espectadores. Já a justificativa dos cariocas, é que o Engenhão, palco dos dois primeiros jogos do tricolor na Libertadores, é mal localizado e o Raulino de Oliveira, local da última partida contra o Caracas, fica no interior do estado. O atual campeão brasileiro levou em média 13.387 torcedores nos jogos da primeira fase.

Veja a média de público dos clubes brasileiros na fase de grupos da Libertadores 2013:

1. São Paulo 37.332
2. Grêmio 33.750
3. Corinthians 32.761
4. Palmeiras 23.611
5. Atlético-MG 18.982
6. Fluminense 13.387